o amigo do seu melhor amigo!

Cuidados com seu filhote

Dicas de cuidados com o seu filhote

Como alimentar!

Filhotes após o desmame devem comer ração para filhotes até 1 ano de vida. Evite substituir a ração que ele já está acostumado. O que diferencia as marcas de rações é a qualidade da matéria-prima utilizada na sua produção. Uma boa ração, SuperPremium, dispensa a suplementação de vitaminas e cálcio, pois ela já é balanceada atendendo às necessidades de crescimento do seu novo mascote.Você encontrará nas embalagens, a quantidade diária ideal de ração de acordo com a idade e a raça do animal. Às vezes pode parecer pouco, mas é exatamente o que ele precisa para crescer ativo e saudável.

No começo, a ração deve ser oferecida de 4 a 5 vezes ao dia em pequenas quantidades e conforme o filhote for crescendo o número de refeições vai diminuindo. A partir de 1 ano de vida,  já é considerado adulto, ele passa a comer apenas 2 vezes ao dia.O excesso de alimentação causará obesidade e inúmeros problemas ao animal.

È necessário manter sempre limpo o comedouro, lembre-se, nunca coloque o bebedouro e o comedouro próximo de onde o filhote faz a suas necessidades. O bebedouro recomendado para cães com pelo longo é o bebedouro superior, tipo torneira, para evitar de embolar os pelos do pescoço.

Troque a água por diversas vezes ao dia para que ele tenha água sempre fresquinha, restos de comida, doces, massas e tudo o que não for prescrito pelo veterinário deve ser evitado, mesmo que o cão goste ou queira comer.

O cão que "pede" comida da mesa dos donos deve ser repreendido ou retirado do local das refeições familiares; mudanças alimentares devem ser evitadas ou o animal poderá apresentar diarréia. EVITAR: frutas ácidas e gordurosas. NUNCA DE LEITE AO FILHOTE, procure petiscos, ossinhos e snacks nos petshops.

Cuidados com os Olhos e Ouvidos

Limpar os olhos e orelhas com soro fisiológico é uma prática que não deve ser esquecida durante a higiêne de seu cãozinho. A observação das condições do local deve ser feita diariamente.

Vacinação

Sempre dê preferência para vacinas importadas, adquiridas sem maiores problemas em Clínicas Veterinárias.

É importante lembrar que seu cão estará totalmente protegido após o último reforço das vacinas. As vacinas devem ser aplicadas mensalmente até o quarto mês, para depois tomar o reforço ao mínimo uma vez por ano ou conforme recomendação do seu veterinário.  A anti-rábica deverá ser dada aos 4 meses e repetida anualmente.

Lembre-se que:

  • A 1ª dose da vacina múltipla, deve ser tomada aos 45 dias de vida, as demais, de acordo com as datas especificadas na carteira de vacinação.
  • Somente após essas doses de vacinas o animal poderá sair para a rua, parques, praças e/ou ter contato com outros animais, antes ele correrá o risco de ser infectado.
  • Nunca deixe seu cãozinho no chão, somente em sua casa, quando for levá-lo ao Veterinário, somente no colo.
  • Evite deixar pessoas estranhas passarem a mão no seu cãozinho e principalmente tocar em sua boca, pois podem ter tocado em outro cão doente e assim transmitir doenças.

Vermífugos

Mantenha um controle mensal com os vermífugos de ampla ação ( contra giárdia )até os seis meses de idade, depois uma dose a cada quatro meses.

Combate a parasitas

É recomendado um controle mensal no combate de pulgas e carrapatos.  As pulgas trazem inúmeras doenças aos cães.

Banho

Quando você adquirir um filhotinho, lembre-se que ele estará entrando em um mundo novo, pessoas diferentes, ambientes diferentes, evite dar banho logo que chegar em casa ele pode ficar estressado, assustado deixando sua imunidade baixa podendo vir causar algum problema de saúde, por isso aconselhamos que o primeiro banho seja dado depois da 1ª semana em casa, assim ele já estará totalmente a vontade na casa nova, utilizando somente o banho a seco, até completar todas as doses de vacina, porém não esquecendo da escovação diária.

Muitas Felicidades  ! ! !

© 2010 Todos os direitos reservados.

Crie o seu site grátisWebnode